quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Atacama: La preparación II


A ordem é preencher os dias com cores, sensações e experiências.

Adquiridas as passagens, restava-me preencher os dias disponíveis com todas as cores e conteúdos possíveis. E aí,  no mergulho no universo do Atacama, encontrei pessoas e coisas maravilhosas.

Iniciei a busca por roteiros através da agência Cia Eco. A conheci quando, há alguns milênios atrás, pesquisei pacotes para a África. Gostei  muito do site e formatação dos pacotes e resolvi entrar lá para ver se eles tinham coisas interessantes para o Deserto. Pior que tinham. Dentre as várias alternativas, havia um pacote de oito dias no total, com quatro passeios de bicicleta inclusos, sendo um deles um downhill de quarenta quilômetros!!! Pensei, "opa!" e resolvi contactá-los.

Bike no Atacama: o que é simples também é bom.

O atendimento foi muito bom. Expliquei ao consultor que eu era apenas um rapaz latinoamericano  com perfil mochileiro e pedi um orçamento para dez dias e com os quatro passeios de bike inclusos. Ele anotou o pedido e me retornou dois dias depois com um retumbante pacote cujo custo era de USD 4.000,00. Li o email com um misto de incredulidade, medo e dor. Sabe assalto? Quando o suto é tão grande que a gente não reage? Então...Dado que a incredulidade falou mais alto, retornei o email perguntando se os preços estavam em Dólar ou Real. Vinte minutos depois recebi uma resposta lacônica: estão em Dólar mesmo.

No universo do viajante tem sempre alguém disposto a compartilhar suas experiências.
E foi aí que conheci o lado mochileiro das pessoas bacanas que habitam o planeta Terra e que, felizmente, tenho próximas. Postei alguma coisa no Facebook e em um papo com a incrível Rosana Lisauskas, ele me deu TODAS as dicas sobre o Atacama. Primeiro, achou que dez dias é muito em San Pedro de Atacama. Cinco dias são suficientes para curtir os lugares da região. Segundo, me recomendou visitar o Salar de Uyuni, na Bolívia. Comentou que para lá o lance é desapegar. É viagem de mochileiro profissional e cujo o sacrifício pessoal vale pela espetacular paisagem e pela aventura. Terceiro, me recomendou o Hostal Campo Base em San Pedro. Escrevi para os caras e fiz reservas. Quarto duplo com banheiro compartilhado USD 75,00. Achei justo o preço e curti muito a idéia de passar o Natal em um albergue. Depois dessas a elevei ao status AAA, Assessora para Assuntos Atacâmicos. 

Depois de fechar grande parte do meu roteiro, me coloquei a pesquisar sobre alternativas para a jornada até o Salar de Uyuni. Dei uma olhada em três  blogs muito bons: o cardinal Viaje na Viagem, o Rotas Capixabas e o La Chica de Mochila

Todos traziam dicas importantes sobre o Salar em relação às atrações, preços, caracteristicas e peculiaridades da viagem. Pacotes podem variar de USD 140,00 a USD 1.200,00, dependendo do nível de conforto desejado . E eu já fiu atrás de agências para resolver esta parada aqui mesmo no Brasil. quando....

 Salar de Uyuni: O homem é suas viagens.

Também postei no Facebook sobre o passeio e minha querida amiga  Sandra Pereira me informou docemente que é muuuito melhor fechar pacotes para o Uyuni em San Pedro de Atacama mesmo. Sairia (e sairá) muito mais barato.

Agora é preciso fechar o roteiro.
Enfim, as coisas estão azeitadas para oito dias de viagem. Restam dois. 
No próximo post falarei sobre a preparação para viagem e meus medos. Tem muita coisa pra ver antes de partir. :)

Nenhum comentário: