domingo, 25 de novembro de 2012

Atacama: La equipaje

Saber em que terreno vou pisar será fundamental
Nada como um dia após o outro. Depois da insuportável Black Friday decidi por conta própria promover meu "Red Saturday" e resolver parte das minhas inseguranças com relação à viagem ao comprar roupas e alguns equipamentos.

Marinheiro de primeira viagem é uma tristeza em vários aspectos. Tenho estudado bastante sobre o clima e as condições da região do deserto do Atacama e tambem do Salar de Uyuni, mas não consegui fechar na minha cabeça que cenários climáticos encontrarei na viagem, principalmente no Uyuni. Por serem regiões desérticas as temperaturas ocilam brutalmente durante o dia e aqui vale aquela teoria que sempre caía nas provas de geografia. Muito frio à noite e muito calor durante o dia.

Na internet encontrei algumas informações acerca de San Pedro de Atacama. Fala-se em uma temperatura mínima de 16o  e máxima de 28o em dezembro. Eu achei razoável, embora não creia na mínima. Tenho um palpite de que vai ser menos. Além do mais hoje, durante minhas compras, descobri que tenho poucas roupas de calor para utilização no deserto, principalmente calças e bermudas. Já para o frio, bem...sigamos.

Para o Uyuni  as informações sobre temperaturas são desencontradas e as condições impostas pela região me obrigarão a um planejamento muito mais detalhado. Em conversa do Sandra Pereira, a Exploradora, ela comentou o seguinte: a região é extremamente seca pois além de deserto, o Salar é uma região que possui sal. Parece óbvio, não? E desta obviedade surge a necessidade de aquisição de toneladas de creme hidratante, pois o sal resseca a pele.

A altitude do lugar é de 3.600 metros, o que garante não só sonhos psicodélicos durante a noite (devido ao ar rarefeito), mas também muito muito frio também. No post do La Chica de Mochila é citado também a necessidade de trazer sacos de dormir, pois os cobertores dos hostels locais não dão conta do frio (sem falar da higiene, digamos, precária das hospedagens). A Sandra também citou a necessidade de casacos corta-vento, meias térmicas e luvas mais profissionais, além de ítens como papel higiênico, lenços umidecidos,e água, muita água. Li em algum blog (não me lembro qual) que o consumo pode chegar a impressionantes 5 litros por dia!!! Ou seja, se o slogan do Rock n Rio era "10 dias de som e paz" o meu será "3 dias de sal e desapego".

Preparar também é gastar
E para fazer compras nestas condições? Acho que é pior do que escalar o Everest, pois fiquei muito preocupado em adquirir produtos que eu pudesse utilizar novamente em um dia frio em São Paulo ou em uma viagem de inverno a Buenos Aires ou à Europa/EUA, por exemplo. Além disso, morro de medo de chegar ao local parecendo o "Dirceu Borboleta", ou um nerd total nos Andes. Sabe aquele cara que aparece no colégio "montado" pela mãe? Algo do gênero.
A síndrome de Dirceu Borboleta acomete marinheros de primeira viagem

E assim saí rumo à Decathlon (a loja mais zoneada da América Latina) com a seguinte lista compras para o "Red Saturday":

Calça profissa
Calça e camisa underware (aquelas para se usar por baixo das roupas regulares)
Casaco pesado
Cantil
Luvas profissas
Meias profissas
Saco de dormir

Embora bagunçada a Decathlon oferece bons preços, uma boa variedade e explicações mezzo aliche mezzo muzzarela sobre a finalidade dos produtos. Comprei quase tudo, exceto o saco de dormir (este sim seria jogar dinheiro pela janela) uma vez que eu não acampo e não curto muito a prática. Fiquei satisfeito com o set  de equipamentos. Se não utilizar na viagem terão uma longa vida útil em São Paulo. Creio que, o mais importante, não faltará para a viagem. Ou seja, congelado não morrerei. Total da brincadeira (a mulherada deve estar esperando esta parte): BRL620,00.

Mas e o saco de dormir, perguntam-me todos. Hoje, por uma felicíssima coincidencia, fui visitar dois amigos muito queridos que acabaram de ter um filho. Além da ótima conversa, eles gentilmente me ofereceram um saco de dormir e uma lanterna, uma vez que eles também são do ramo mochileiro-exploratório. Coincidência, sorte? Nada disso. É amizade, mesmo. :)

Enfim, agora resta fazer arremates. Roupas de calor definitivamente me preocupam, mas até o final da semana que vem fecho. Com relação a uma lista farmacêutica, precisarei estudar melhor o fenômeno da altitude e ver o que posso levar aqui de São Paulo e o que passo adquirir na região. Depois eu volto e conto tudo. 

Nenhum comentário: